terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lula para Hélio Costa: "Eu avisei, agora não reclama"

Após resultado das últimas pesquisas, Hélio ligou para Lula pedindo socorro. Lula prometeu ajudar. Lembrando, porém, advertência feita

Durante quase um mês, Lula teria avisado ao atual candidato Hélio Costa (PMDB) para que não insistisse com sua candidatura ao governo de Minas passando por cima da vontade e decisão do PT mineiro.
O partido acabara de sair de uma sofrida disputa interna através de uma prévia entre duas de suas principais lideranças: Patrus Ananias e Fernando Pimentel.
A prévia realizada apontara como candidato ao governo de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, embora ainda existam dúvidas a respeito das apurações.
Dois anos antes, o PT de Belo Horizonte saíra desgastado na eleição de Márcio Lacerda (PSB) para Prefeitura. Lacerda, nesta eleição para governador, apóia o candidato do PSDB e, para senador, Pimentel.
Hélio Costa, mesmo diante do aviso de Lula, insistiu, colocando em risco a possibilidade de aliança nacional entre PT e PMDB. Lula não teve outra alternativa a não ser insistir pessoalmente com Pimentel e Patrus para que fossem para o sacrifício, no que foi atendido.
Porém, tanto Patrus quanto Pimentel teriam sido sinceros com Lula ao informá-lo que dificilmente a militância do partido acompanharia a decisão.
Lula teria, na ocasião, indagado Hélio Costa se ele teria recursos para bancar uma campanha majoritária em um Estado do tamanho de Minas.
Testemunha do encontro afirma que a resposta teria sido dada não por Hélio e sim por Clésio Andrade, presidente da CNT: "Deixa comigo chefe". Evidente que tanto Lula como Hélio Costa não conheciam a maneira de "operar" de Clésio Andrade.

Um comentário:

  1. Caro companheiro, nunca antes na história desse país ouvi tanta baboseira junto... sugiro que vc antes de postar alguma informação verifique a confiabilidade da fonte... primeiro a desisão do PT mineiro não foi exclusivamente baseada nas prévias que foram legítimas, mas também de um profundo debate dentro da convenção partidária que julgou melhor construir uma aliança política com o PMDB, afim de construir um projeto de governo e promover o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais como está acontecendo com o país num todo. As disputas internas do PT ficaram nas prévias e foram completamente seladas na referida convenção. Em segundo lugar o PT não saiu desgastado da eleição de 2008 a cidade de BH que ganhou a possibilidade de avaliar no futuro próximo duas formas de governo diferentes e que tem o vice Roberto Carvalho que apóia Hélio Costa ao governo de Minas e Pimentel e Zito ao Senado e os dois, Lacerda e Carvalho apoiam Dilma 13 à presidenta da República.
    Em terceiro lugar a aliança nacional é um processo de construção política que está na agenda do presidente Lula, tendo em vista à sua sucessão, e essa aliança estratégica em Minas faz parte do projeto nacional de desenvolvimento, trazendo para Minas o modelo de gestão que vem dando certo no plano nacional. É infundada a afirmação de que o presidente teria pressionado Patrus e Pimentel para cederem à candidatura de Hélio, na verdade, qualquer dos petistas que saísse candidato ao governo estaria fadado a repetir o desempenho das eleições anteriores e nós, eleitores de Minas, experimentaremos nessas eleições uma aliança de dois grandes homens públicos com projetos convergentes, trabalhando juntos num só governo. Isso Minas nunca teve. Que tal apostarmos nesse sonho de termos uma realidade diferente nos próximos 4 anos?

    Abraço fraterno,

    Carlos Ligeiro
    militante de movimento social e do PT em BH

    ResponderExcluir