sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Patrus Ananias oficializa pré-candidatura ao governo de Minas


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT/MG), formalizou na quarta-feira, dia 16, a sua pré-candidatura ao governo de Minas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em carta encaminhada à Executiva Estadual.


À Executiva do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais

Aos cuidados do deputado Reginaldo Lopes - Presidente do PT Estadual

Cc ao Diretório Nacional - Aos cuidados do deputado Ricardo Berzoini, presidente do PT Nacional, e do presidente eleito do PT Nacional José Eduardo Dutra.

Prezado companheiro Reginaldo Lopes,

Estamos vivendo no PT de Minas um momento político bastante rico, de importantes debates sobre o futuro do Partido e de seu papel de transformação social.

Na expectativa de contribuir nesse processo, apresento meu nome para concorrer às eleições prévias internas que definirão nossa candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições do ano que vem. Com o mesmo propósito, solicito que dê amplo conhecimento à base partidária desse meu gesto.

Sei que prazos, procedimentos e o formato dessa escolha ainda serão construídos coletivamente sob orientação da direção do Partido.

Entretanto, pela importância da organização e preparação da mobilização partidária, acredito que seja útil principiar a discussão com objetivo de contribuir no planejamento de formalização das etapas.

Considero importante que todos os militantes tenham consciência de que a escolha da candidatura do nosso Partido não se resume a um processo plebiscitário de escolha de nomes no próximo ano.

É, antes, um processo amplo, amparado e preparado por uma série de discussões sobre o próprio Partido, que deve manter o espírito democrático e participativo que sempre nos caracterizou.

Nessa perspectiva, a sabedoria partidária estabeleceu uma virtuosa sequência de eventos partidários: renovamos as instâncias dirigentes, nos planos nacional, estadual e local; em 2010, realizaremos as etapas de nosso IV Congresso quando teremos a oportunidade de debatermos as linhas maiores do Partido. Isso implica, dentre outras tarefas, fazer um balanço de nossa trajetória e definir as diretrizes eleitorais, incluindo discussão sobre alianças e linhas mestras de um programa para Minas.

Só depois, e com o quadro de aliados e adversários mais definido, partiremos para a escolha de nomes, orientados pelas discussões anteriores.

Assim, construiremos uma candidatura politicamente consistente, resultado de um debate de conteúdo político e ideológico, com uma proposta clara para construir um Estado democrático, popular e solidário. Será, sobretudo, uma candidatura legitimada por uma forte mobilização partidária que se inicia desde já.

Acredito que esse processo favorece a unidade e o fortalecimento do Partido com respeito à nossa diversidade, colocando-o em condições de disputar a eleição como espinha dorsal de uma aliança que poderá colocar Minas alinhada com os avanços e as conquistas obtidos no plano federal com o governo do presidente Lula.

E ainda permitirá que criemos as melhores condições no Estado para fazer com que a companheira Dilma Rousseff seja vitoriosa em Minas Gerais e conquiste a Presidência da República em 2010.

Para que a transparência e a agilidade do processo de prévias sejam garantidas, solicito que o Partido faça uso das urnas eletrônicas, que inclusive ajudam prevenir eventuais equívocos e dificuldades.

A adoção de meios modernos e eficientes coloca o PT em sintonia com os avanços no processo eleitoral implantados no País, que o tornaram referência internacional e são reconhecidamente essenciais para o exercício pleno da democracia. A apresentação, desde já, do meu nome para as prévias permite que o Partido faça consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para que se viabilizem todas as condições para utilização das urnas eletrônicas.

Na expectativa de prosseguir com nosso diálogo em prol do partido, deixo meu abraço fraterno.
Patrus Ananias

Nenhum comentário:

Postar um comentário