terça-feira, 17 de novembro de 2009

Editorial: SAINDO DO COMA


Por Geraldo Elísio - gelisio@novojornal.com

“As oportunidades multiplicam-se à medida em que são agarradas.” – Sum Tzu

O PMDB de Minas continua às turras, o que não se constitui em nenhuma novidade. Aliás, o maior partido brasileiro desde a redemocratização do Brasil ganhou todas as eleições e não levou nenhuma, sendo muitos os exemplos que poderíamos explicitar.

Mas vamos por partes. Depois de uma conversa deste repórter com o deputado estadual Vanderlei Miranda. O parlamentar primeiro entende ser viável a atitude do governador do Paraná, Roberto Requião, na tentativa de que o seu partido lance um candidato próprio à Presidência da República.

Evitando conotações mais fortes tipo “o PMDB se acostumou a pegar garupa porque isto é mais fácil do que disputar eleição”, Vanderlei Miranda admite que o seu partido aproxima-se desta situação em virtude dos muitos e ricos ministérios que vem detendo em seu poder há alguns anos, além de uma profusão de cargos importantes no governo federal. “Então a ideia do governador Requião é muito boa.”

No plano mineiro, Miranda foi claro: “Parece que o ministro Hélio Costa agora está saindo do coma, ao solicitar prudência na condução do processo de escolha do novo presidente do Diretório Regional de Minas Gerais, uma disputa travada entre o deputado federal Antônio Andrada e o deputado estadual Adalclever Lopes.
 
No âmbito do PMDB é unânime o apoio ao nome do ministro das Comunicações para disputar a sucessão do atual governador. Ele, inclusive, conversou com o ministro Patrus Ananias . Eles têm todas as condições para que tudo dê certo.

Porém, entendo ter sido um erro do Hélio Costa, nesta situação, mesmo respeitando a sua preferência pessoal, tomar partido a favor de um dos candidatos, no caso Toninho Andrada, reconhecidamente um governista ligado ao Palácio da Liberdade.”

Na opinião do parlamentar peemedebista tal episódio gera conotação de que o ministro Hélio Costa tentou ou possa estar tentando fazer um jogo favorável aos interesses do governador Aécio Neves, o que na realidade não condiz com os interesses do PMDB. As conotações por ele abordadas servem de alerta tanto ao presidente Lula quanto ao governador Aécio Neves. Exemplo do futebol que somente termina quando o juiz apita o final de uma partida, também na política só é possível saber quem venceu ou perdeu após o encerramento das apurações.

Outra observação importante do deputado Vanderlei Miranda é o reconhecimento de que o Legislativo tem perdido funções, motivando o Judiciário a legislar, “uma situação que tem de ser revertida para retornarmos ao equilíbrio dos três Poderes”.

Finalmente, para completar esta linha de raciocínio, ele disse que a criação do bloco de oposição que engloba o PMDB, o PT e o PCdoB, gerou surpresa e transformou-se em fator produtivo. “E não é verdade que a pauta da Assembleia esteja parada por nossa causa, como tentam nos responsabilizar. Em todos os tempos existiram situação e oposição nas casas Legislativas, vitais para a democracia.”

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário