domingo, 4 de outubro de 2009

O PT de Pimentel está manchado

Pimentel fez encontro em Belo Horizonte para preparar o PT de Minas pra ser entregue aos tucanos. Veja os últimos acontecimentos:

FERNANDO PIMENTEL E O APOIO AO PSDB EM BELO HORIZONTE NA MÍDIA MINEIRA E NACIONAL
19/01/2008 - Jornal Estado de Minas
Aécio e Pimentel abrem articulação
Segundo a matéria, em encontro reservado, Fernando Pimentel e Aécio Neves trataram da sucessão em Belo Horizonte. Tanto o governador como o prefeito disseram ter um entendimento parecido sobre o tema. Na mesma matéria, o presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes, não descartou a aliança, mas afirmou que ela teria de ser "amplamente discutida, internamente e com aliados e que não poderia contrariar a questão programática do partido."
22/01/2008 - Jornal Estado de Minas
Cúpula petista barra dobradinha para PBH
Jornal publica que enquanto a cúpula tucana dá aval para Aécio fazer a composição o PT, o dirigente nacional Romênio Pereira, então secretário nacional de Organização, diz que "Há um sentimento da ampla maioria do PT de que vamos preparar o partido para ganhar as eleições e teremos dois adversários, que são o DEM e o PSDB".
29/01/2008 - Jornal Estado de Minas
Pré-candidtos reagem a dobradinha PT-PSDB
Jornal diz que partidos que pretendem disputar a PBH se unem para fazer frente à articulação de tucanos e petistas e reclamam por se julgar à margem das conversas.
01/02/2008 - Jornal Estado de Minas
PT nacional contra dobradinha em BH
Matéria afirma que a direção nacional iria aprovar uma resolução contra coligações com legendas de oposição. Novamente Romênio Pereira é ouvido e volta à carga contra a dobradinha. Ele diz: "Passamos oito anos na oposição ao PSDB e agora temos travado uma batalha de cinco anos contra o PSDB. Não dá para deixar de lado essa realidade em um município da importância de Belo Horizonte."
13/02/2008 - Jornal Estado de Minas
Secretário de Aécio é apresentado ao PT
Durante café da manhã entre petistas e tucanos, com a presença dos presidentes Aluisio Marques (PT-BH) e Reginaldo Lopes (PT-MG) é apresentado o candidato do PSDB à PBH, secretário Márcio Lacerda (PSB)
25/02/2009 - Jornal Folha de São Paulo
Aécio diz que PT e PSDB não precisam ser "inimigos declarados para sempre"
O governador tucano diz: "Se nós que já temos identidade em tantas questões(...) quem sabe não podemos estar juntos na construção de um grande projeto futuro".
05/03/2008 - Jornal Estado de Minas
PT cede à dobradinha
A jornalista Isabella Souto, após ouvir apenas o titular da SNAI, Romênio Pereira, diz que a tese da aliança entre tucanos e petistas ganhou o apoio da direção nacional do PT, diante do fato de Márcio Lacerda ser do PSB, partido que faz parte da base aliada do governo.
07/03/2008 - Jornal Estado de Minas
Trombada no comando do PT
Jornal publica um dia após Romênio defender aliança com o PSDB, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, diz que declarações não passam de opinião pessoal e reafirma que decisão do DN sobre política de alianças só seria definida no dia 24 de março.
16/03/2008 - Jornal Estado de Minas
Aliança vence primeiro round
Jornal diz que a direção municipal do PT/BH usou o "rolo compressor" para abafar o grupo ligado a Patrus Ananias que propôs o adiamento da decisão sobre possível aliança com o PSDB.
17/03/2008 - Jornal Estado de Minas
Aécio quer atrair debate eleitoral a MG, mas sem briga
Nesta matéria que enaltece o governador de MG, o Estado de Minas diz que o prefeito Fernando Pimentel teria ressaltado o seu respeito por Aécio e afirmado: "Se o Brasil o elegesse, estaria elegendo um excelente presidente".
18/03/2009 - Jornal Valor Econômico / Coluna do jornalista Raymundo Costa

Pimentel elogia FHC

Leia parte da coluna, onde o prefeito Fernando Pimentel tece comentários sobre Aécio e elogia FHC:
(...) O acordo mineiro tem como pano de fundo a candidatura a presidente de Aécio Neves. O prefeito Pimentel é o primeiro a reconhecer: "Minas está unificada em torno dessa idéia de fazer o presidente da República", diz. Mas é certo também que uma particularidade local, o alto índice de aprovação das duas gestões ao final de dois mandatos, os impulsiona na direção um do outro. Pesquisa recente de um instituto nacional registra que Aécio conta com aprovação de 89% da população de Belo Horizonte; Pimentel tem 84%. (...)
(...) "Para a prefeitura, nós ganhamos a eleição com o Aécio, contra ele, não", avalia Pimentel. Pragmático, o prefeito questiona: "Por que vamos colocar em risco uma posição por algo que não tem nenhum ganho para nós"? Pimentel acha que tucanos e petistas brigam há tanto tempo que até se esqueceram por quê. Avalia que tucanos e petistas precisam abrir os olhos para um fato: "O Brasil está construindo uma agenda de longo prazo, não somos nós, mas a sociedade", argumenta. (...)
O primeiro ciclo dessa agenda foi cumprido, segundo Pimentel, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, que deixou um legado: "O equilíbrio econômico com responsabilidade fiscal. Não tem jeito de tirar mais isso da agenda", diz o prefeito, num reconhecimento público de FHC de deixar muito petista de cabelos em pé. "Tanto que Lula manteve inclusive o núcleo duro dessas políticas". (...)
26/03/2008 - Jornal Estado de Minas
Lula freia aliança para a PBH
A matéria afirma que o presidente Lula decidiu interferir e dar uma brecada nas negociações do PT com o PSDB em BH diante das reclamações do vice-presidente José de Alencar, e dos ministros Patrus, Hélio Costa e Luiz Dulci que alegam ter sido ignorados nas conversas políticas de petistas e tucanos da capital.
30/03/2008 - Folha Online
PT-BH aprova aliança com candidato preferido de Aécio para prefeitura
Os filiados ao PT de BH aprovaram a chapa defendida por Pimentel e Aécio, mas o grupo dissidente divulga documento onde denuncia que "houve resistência ao diálogo por parte do grupo que vem conduzindo o processo de aliança com o PSDB. (...) Uma aliança pressupõe um acordo sobre metas e prioridades de governo. Mas o que tivemos foi a apresentação de candidatos, sem aprofundamento do debate". (...)
25/04/2008 - Folha de São Paulo
PT nacional proíbe aliança com PSDB em BH
"A Executiva Nacional decide comunicar ao diretório municipal de Belo Horizonte e ao encontro municipal que não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT de participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital", diz trecho da resolução.Tão logo foi divulgada, Pimentel criticou a decisão. Além de considerá-la "equivocada", afirmou que não está "estatutariamente embasada" e informou que "usará todos os recursos disponíveis para modificá-la, fazendo prevalecer a decisão soberana dos delegados eleitos pelo voto direto da base do partido" em Belo Horizonte.
26/04/2008 - Folha de São Paulo
Pimentel se rebela contra veto do PT à aliança com Aécio
Contrariado com o que considerou "uma grosseria" com o governador de Minas, o prefeito afirmou que "o PT nacional trata como inimigo um adversário que quer se transformar num aliado". Pimentel disse que a direção nacional do PT "está optando pela linha do isolamento político que levou o PT a maus resultados no passado". (...)
Pimentel, que ontem teve uma reunião longa com Aécio, disse que "o que está sendo decidido não está no estatuto do partido". "Quem pode rever a decisão de uma convenção é só outra convenção", disse. "Acho que o presidente [nacional do PT] Berzoini cometeu um equívoco político." (...) "Temos que ter muita paciência com a Executiva Nacional: trabalham sentados em Brasília sem descolar os olhos da avenida Paulista", criticou o deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG).
28/04/2008 - Jornal Valor Econômico
PT de BH confronta direção nacional
Em confronto com a Executiva Nacional do PT, que vetou a aliança com o PSDB na eleição deste ano em Belo Horizonte, o Diretório Municipal da capital mineira, controlado pelo prefeito Fernando Pimentel lançou ontem o deputado estadual Roberto Carvalho como candidato a vice na chapa encabeçada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do governador tucano Aécio Neves, Márcio Lacerda (PSB). (...) No encontro de ontem, Pimentel adotou um tom de enfrentamento. "Não podemos tolerar que venham nos dizer de São Paulo, do Rio Grande do Sul ou de outro estado , que têm trajetórias diferentes da nossa e menos exitosas, com quem devemos ou não aliar", discursou. (...)
07/05/2008 - Estado de Minas

Pimentel declara amor roxo ao PSDB

Trecho de entrevista com Fernando Pimentel: No caminho do entendimento
"PT e PSDB juntos, continua sendo uma possibilidade, não numa agremiação ou frente partidária, mas numa mesa para dialogar e construir uma agenda comum. Continuarão a disputar eleições um contra o outro, mas com alguns temas comuns, onde é possível marchar juntos no Parlamento. Meus companheiros de São Paulo, quando me ouvem falar isso, me entendem mal e acham que estou propondo uma fusão, uma integração. Não é isso. Podem ser mantidas as diferenças sérias com o PSDB, mas devemos eliminar da política brasileira a idéia de que políticos de partidos diferentes devem ser adversários e inimigos eternos."
11/05/2008 - Estado de Minas
PT inclui formalmente o PSDB na aliança
A Executiva Municipal do PT aprovou ontem por 12 votos a 4 uma resolução incluindo formalmente o PSDB na aliança com o PSB para disputar a sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte. O documento incluiu também o PPS, outro partido que, assim como os tucanos, está fora da base do governo Lula. (...)
16/05/2009 - Jornal O Tempo

Sem aliança, relação entre Aécio e Pimentel é abalada
O bom relacionamento entre o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) pode ter chegado ao fim graças à tentativa dos dois, até o momento frustrada, de emplacar a aliança eleitoral entre seus partidos para a sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte. Depois que o PT nacional recomendou a exclusão dos tucanos da coligação, que inicialmente previa o PSB na cabeça-de-chapa e um petista na vaga de vice, o prefeito esperava por um "gesto de generosidade" do governador. (...) Já Aécio estaria reclamando porque o prefeito teria dito a ele, no início do processo, que conseguiria emplacar a aliança formal, pois tinha o controle do partido. Ontem, o secretário de Governo do tucano e braço direito dele, Danilo de Castro, disse que a aliança ainda pode sair, desde que o PT nacional faça uma nova avaliação do veto que impôs ao PSDB. "Esperamos que o PT nacional volte atrás e que as lideranças, como Pimentel, se esforçem mais para isso", afirmou Castro. Nos bastidores, lideranças petistas afirmaram que Aécio já sabe que é praticamente impossível uma mudança de postura da direção nacional do PT.
11/07/2008 - Jornal Valor Econômico
Aécio e Pimentel lançam Lacerda em BH
(...) O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que ao lado de Aécio foi o arquiteto da candidatura de Lacerda, também buscou imprimir a dimensão nacional desta aproximação entre tucanos e petistas em Belo Horizonte., em torno da candidatura da chapa encabeçada pelo PSB. "O que estamos presenciando aqui é um ato político de dimensão nacional. Mostramos ser possível a convergência, com parcerias sólidas que deixem de lado o sectarismo e o partidarismo mais rasteiro". Foi um desabafo de Pimentel em relação ao veto imposto pela direção nacional do partido à participação oficial do PSDB na aliança.(...)
11/11/2008 - Jornal Hoje em Dia
Pimentel defende nomes do PSDB para 2010
Em entrevista ao jornal, Fernando Pimentel declara que os nomes colocados para a eleição de 2010, principalmente a presidencial, são muito qualificados e citou, em primeiro lugar os adversários: "Não é porque são adversários de partido que eu vou tirar o mérito das pessoas. No campo do PSDB, os dois nomes que estão postos, o governador José Serra e o governador Aécio Neves são pessoas extremamente qualificadas e têm compromisso com este país. Não seria nenhum desastre para o Brasil se um destes dois homens públicos fossem escolhidos pelo voto para ocupar a cadeira de presidente", disse o prefeito.
11/02/2009 - Jornal O Tempo

Entrevista de Fernando Pimentel à revista Veja
Abaixo estão trechos da entrevista de Fernando Pimentel nas páginas amarelas da Revista Veja, onde ele não defende o partido, faz o jogo da revista que é reconhecidamente anti-petista e ainda ataca de maneira grosseira os petistas mineiros que não concordaram com a sua aliança com os tucanos que acabou por entregar a prefeitura de Belo Horizonte de mão beijada ao PSDB. E ele ainda reforça novamente o seu apoio político ao governador mineiro.

Confiram:

Veja - Parte do PT mineiro tenta barrar seu ingresso no governo federal sob a justificativa de que o senhor entregou a prefeitura de Belo Horizonte a um aliado do PSDB.

Fernando Pimentel – (...) Quanto à prefeitura, ocorreu o contrário: ganhamos uma eleição que tinha tudo para ser perdida. O PT atravessava o que eu chamo de "síndrome da derrota". Fazia dezesseis anos que estávamos no poder e o risco de perder era real, pois enfrentaríamos um candidato do governador Aécio Neves, um líder fortíssimo. Em um segundo turno, seriam todos contra o PT. A candidatura do partido foi oferecida a Patrus Ananias (ministro do Desenvolvimento Social), o único que podia nos conduzir à vitória, mas ele não quis. Agora, fica aí se dizendo alijado. A aliança com Aécio permitiu eleger um candidato do nosso campo político.
Veja - Por causa dessa aliança, o senhor é acusado de só pensar em se viabilizar como candidato à sucessão de Aécio.

Pimentel - O discurso de 2010 é balela, mas reconheço que há uma divisão no PT. O que está em jogo no partido – não só em Minas, mas em todo o país – é mais complicado. De um lado estão aqueles que, como eu, querem que o PT incorpore a nova classe média, que veio à tona no governo Lula. Do outro, estão aqueles que querem que o PT continue a ser um partido de inspiração bolchevique. Essa gente ainda acredita que o sujeito tem de ler O Capital e rezar pela cartilha marxista-leninista para militar no PT. Um setorzinho xiita de Minas pensa assim e levou de roldão líderes como Patrus Ananias e Luiz Dulci (secretário-geral da Presidência). A maioria do partido e o presidente Lula não têm essa concepção estreita.

Veja - O candidato do PT não deve criticar Aécio?

Pimentel - Ou reconhecemos que ele faz uma boa gestão, ou chamaremos os mineiros de burros. Afinal, a maioria da população aprova seu governo. Da mesma forma que Aécio diz que, se for candidato a presidente, não será um anti-Lula, se eu for candidato ao governo de Minas, não serei um anti-Aécio.

11/02/2009 - Revista nVeja

Entrevista de Fernando Pimentel
Leia trechos da entrevista, onde o ex-prefeito continua reforçando o governo tucano de Aécio Neves e chega ao ponto de dizer que o Pt não deve fazer campanha contra Aécio no Estado:
Estado de Minas - O governador Aécio Neves fala muito numa agenda pós-Lula. O senhor tem uma agenda pós-Aécio para Minas Gerais?Fernando Pimentel - Eu até tenho dito isso. Que essa ideia do pós-Lula, que é uma ideia muito bem pensada pelo governador Aécio Neves, talvez tenha que se repetir em Minas, pensar Minas por Aécio. Por que isso se coloca? Porque o governador Aécio Neves está se referindo a um governo muito bem avaliado. Então, você não pode fazer uma campanha, ele sabe disso, anti-Lula, porque quem tentar fazer isso no Brasil certamente não terá um bom resultado eleitoral. A mesma coisa em Minas. Defendo dentro do meu partido que nós não podemos fazer uma campanha contra um governo como o do governador Aécio, que tem hoje avaliação positiva de 70% ou mais dos mineiros. Então, tem que se tratar o que é possível fazer além do que está sendo feito, o que é possível fazer diferente do que está sendo feito, e não contra, e não desmontando aquilo que foi feito e que é bem avaliado. Por isso que se coloca a questão do pós-Aécio. Eu acho que a campanha em Minas terá muito essa característica: quem pode fazer Minas avançar mais a partir do que está feito, porque indiscutivelmente o governador Aécio fez um bom governo.
Estado de Minas - Entre os nomes do PSDB, o Serra é um candidato mais fácil de ser batido?Pimentel - Eu não acho. Acho que os candidatos que estão colocados no campo da oposição, que são apenas dois, são extremamente respeitáveis e competentes. E têm de ser respeitados como tal. Tanto o governador Serra quanto o governador Aécio Neves. E vou dizer mais: são dois nomes qualificados para ser presidente da República.
Agora, o eleitor escolherá o melhor projeto: se é o de continuidade deste governo, que eu acho que está dando certo, se é de uma mudança.

23/08/2009 - Jornal Estado de Minas

Colaboração: Flávia Araújo.

Um comentário:

  1. Aécio reúne uma série de características que fazem dele um forte candidato à presidência: ele tem resultados para mostrar, tem apoio, poucos inimigos na política e aceitação do mineiros. E não é só o governo Lula que tem projetos sociais basta constatar os resultados dos projetos Fica Vivo! Minas Leitora. Sobre o meio ambiente eu recomendo um vídeo que mostra alguns resultados http://www.youtube.com/watch?v=fSnxlJkBDhE

    ResponderExcluir