sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Ontem, 28 de janeiro foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data criada em 2009 em homenagem aos Auditores Fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante vistoria a fazendas na zona rural de Unaí, Minas Gerais.

Protesto lembra impunidade da chacina de Unaí

Cerca de 120 pessoas participaram ontem (28) de uma manifestação contra o trabalho escravo frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), relembrou os seis anos de impunidade da chacina de Unaí (MG).

I Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo

As Procuradorias Regionais do Trabalho da 2ª Região/São Paulo e 15ª Região/Campinas, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, promovem o "I Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo", em São Paulo, que ocorrerá nos dias 28 e 29, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo.
Na ocasião, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre a exploração da mão de obra estrangeira no ramo das confecções do Estado.
Justamente nesta semana, em que celebra o combate ao trabalho escravo, a polícia do estado, comandada pelo governador José Serra (PSDB/SP), perseguiu e prendeu 9 trabalhadores sem-terra na região de Bauru, numa operação carregada de conotação de perseguição política. Melhor faria se usasse o efetivo policial para investigar denúncias de exploração do trabalho escravo.

MPF participa de reunião solene em combate ao trabalho escravo no Tocantins

Na terra da senadora demoruralista Katia Abreu (que, obviamente, não esteve presente), a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Tocantins (Coetrae) realiza reunião solene, a partir das 18h30, no Palácio Araguaia, em Palmas.
Na ocasião, o governador Carlos Henrique Gaguim deverá assumir o protocolo de intenções, garantindo a implementação do Plano Estadual de Combate ao Trabalho Escravo. O evento contará com a presença da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ludmila Ribeiro.
Diversas outras atividades ligadas ao tema ocorrem nestes dias por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário