sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prefeito de Almenara é cassado - TRE marcará novas eleições

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais confirmou, na última terça-feira, 30 de junho, por três votos a dois, a cassação do prefeito reeleito de Almenara, Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
Carlos Luiz de Novais (PDT), o prefeito, e o vice-prefeito, Exupério Ferreira Pires, foram acusados de fazerem captação ilícita de sufrágio, ou seja, oferecimento de vantagens ao eleitor em troca de voto.
Embora cassados em primeira instância, Carlos Novais e Exupério Pires permaneceram nos cargos devido a uma liminar concedida pelo TRE.
Na representação proposta pelo segundo colocado no pleito, Manoel Francisco Alves Silva (PMDB), os eleitos foram acusados de ter doado material de construção e alimentos em troca de votos, além de terem intermediado a ligação de rede de água em residência, também em troca de voto.
A maioria dos juízes acompanhou a relatora do caso no Tribunal, juíza Mariza Porto, que reconheceu a captação ilícita de sufrágio por meio da intermediação do serviço de abastecimento de água. Apenas no tocante à doação de material de construção e de alimentos em troca de votos, ela considerou que não ficou comprovado que os eleitos tinham ciência das práticas irregulares.
Como a chapa eleita teve mais de 50% dos votos da eleição, a juíza considerou que devem ser realizadas novas eleições para prefeito e vice no município, em data ainda a ser marcada.

6 comentários:

  1. eu gostaria que os juizes faze vale nossos votos amaioria dos eleitores voto com conscia pra ele ganha teria que compra muitos votos meu nome e elveci ferreira lopes queria vale meu voto como tantos outros

    ResponderExcluir
  2. ...enfim....um pouco de justiça feita naquela cidade.

    ResponderExcluir
  3. Nosso povo brasileiro precisa acordar e fazer valer o seu voto não será um prato de arroz e de feijão que dará um futuro melhor para sua familia,mas sim cidadania,emprego,saude,igualdade social e muito mais.Acorda Almenara!Acorda Brasil!
    Comentario de uma braisleira que pensa em um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  4. Se tem que ter outra eleição melhor seria que fosse feita logo ,pois nos obrigam ir as urnas e depois uma interina fica como se tivesse ganho a eleição por maioria de votos.Não sou a favor do prefeito cassado assuma ,mas gostaria que tenha a democracia respeitada que tenha novas eleições já pois esse ano fiquei sabendo que não poderia ser por motivos das outras eleições.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que marcasse logo novas eleições em Almenara não aguentamos mais esse povo corrupto que tomou conta da cidade,essa prefeita interina é igual ao prefeito que saiu,é tudo farinha do mesmo saco.Temos que tirar essa corja do poder já!Não importa as eleições desse ano,o TRE que demorou pra resolver o povo não tem culpa!FORA FABIANY!!!!

    ResponderExcluir
  6. pela primeira vez teremos uma mulher como prefeita e ela tem garra .
    Não podemos deixar entra um homem, como manoel francisco na na prefeitura, se não ele vai continuar a afundar almenara como, qndo ele foi prefeito .....
    VAMOS LÁ DONA ONÇA ........

    ResponderExcluir