sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AÉCIO DESTRÓI JORNALISTAS

*Geraldo Elísio
“Não são os homens, mas as ideias que brigam.” – Tancredo Neves.
Parece, a meta do governador tucano de Minas é ultrapassar o paulista José Serra no quesito desmonte do Estado.
O governador Aécio Neves do PSDB de Minas Gerais, talvez com “inveja de seu correligionário”, anda seguindo os passos de seu colega José Serra e também resolveu “aniquilar de vez com o quadro funcional dos servidores públicos do Estado. Depois de recusar-se a pagar o piso salarial de R$ 900 estabelecido por Lei Federal a todos os professores da rede pública estadual em Minas, agora resolveu destruir os jornalistas aposentados da Imprensa Oficial de Minas Gerais, responsáveis pela publicação do Diário Oficial do Estado”, denuncia o presidente da Associação dos Jornalistas do Serviço Público (AJOSP), Cláudio Vilaça.
De acordo com Vilaça, ao colocar em prática, em abril deste ano, o seu Plano de Carreira criado a partir da publicação da Lei Estadual 15.470/2005, “Aécio rebaixou todos os profissionais da comunicação, antes jornalistas profissionais, à condição de analistas de gestão, e pior, quem se aposentou como jornalista no nível III foi rebaixado para analista no nível II. O prejuízo representou em média R$ 1 mil a menos nos salários pagos a partir de maio deste ano”.
Segundo Cláudio Vilaça, presidente da entidade, “este é o que pode ser chamado porrete de gestão”, em analogia ao “choque de gestão” implementado e propagado por Aécio aos quatro cantos do Brasil como o modelo ideal de administração da coisa pública, denunciado durante manifestação do Sindifisco como “um engodo”.
Cerca de 48 ações já foram ajuizadas na Vara da Fazenda Pública Estadual pelos associados da Associação dos Jornalistas do Serviço Público (AJOSP). Houve três liminares vitoriosas concedidas pelo desembargador Dídimo Inocêncio de Paula, do TJMG, no último mês de junho e uma sentença favorável do juiz Sérgio Cordeiro da 2ª Vara da Fazenda Pública de MG em julho deste ano. A ação cita o secretário de Governo, Danilo de Castro, a secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena e o diretor da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Francisco Pedalino.
Segundo Cláudio Vilaça “o plano de carreira diabólico responsável pela destruição das carreiras no serviço público do Estado é atribuído ao vice-governador Antônio Anastasia, ex-secretário geral do Ministério do Trabalho no governo neoliberal Fernando Henrique Cardoso.”
*Geraldo Elísio escreve no Novo Jornal". Prêmio Esso Regional de jornalismo passado e presente embasam as suas análises

2 comentários:

  1. Minas vive na era do fascimo.

    ResponderExcluir
  2. Eugenio Kronberg Junior18 de fevereiro de 2010 às 10:28

    Eugenio Kronberg Junior :
    Senhore, a Propósito de “A Lista de Furnas Está de Volta”, No Departamento DPI-E/FURNAS-RIO a pratica de Usura, Exercida Pelo Agiota Oficial da Casa Sr. Roberto Mario Pena Caudeira é Feita Com o Dinheiro Público; Contratações Irregulares de Parentes e outros Filhotes Apadrinhados -A Pedido do Antigo Diretor de Furnas DIMAS FABIANO TOLEDO para Manter o Curral Eleitoral do seu Filho: Deputado DIMAS FABIANO JUNIOR/PPB- Também; Pasmem os Senhores, Que Tudo isso é Devidamente Regado à Cocaina -Com o Dinheiro Público, é Claro!-
    Agradecido pela Atenção
    Eugenio Kronberg Junior
    Funcionário Aposentado do DPI-E/FURNAS-RIO.
    (Atualmente/Contratado Terceirizado de Furnas)

    ResponderExcluir